segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 #2: Os 5 geniais

Véspera de Natal e eu decidi fazer uma lista boazinha por causa do espírito de amor e paz da ocasião. Olha como eu sou fofa *-* E hoje eu decidi falar dos 5 livros que quando terminei a leitura fiquei pensando "poxa, que bem pensado". Por gentileza, não pensem que são os cinco melhores livros do mundo, são cinco livros que para mim foram bem tramados. Ok?

5º lugar: Por isso a gente acabou (Daniel Handler, Companhia das Letras)
"amor-e-ódio" define minha relação com esse livro. Daniel Handler criou uma trama normal: um casal com tudo para dar errado que deu errado. Mas é a forma como é narrado que conquista o leitor: Por isso a gente acabou é uma carta que Min deixa para Ed junto com todas as lembrancinhas do breve e intenso relacionamento.
4º lugar: O palácio de inverno (John Boyne, Companhia das Letras)
Eu já sou apaixonada pelo John Boyne e esse livro é demais. Eu não posso dizer o motivo porque é um spoiler pesado, mas é muito bom, muito inteligente a sacada dele. E leiam!
3º lugar: Frankenstein (Mary Shelley)
[Não sei nem que capa colocar, mas vai aí um "pedaço" da capa que eu tenho]
Eu não pretendia colocar clássicos nessas listas, mas Frankenstein foi definitivamente um dos livros que mais me tocou nesse ano por refletir tão bem a relação criador-criatura. Muito bem escrito, muito bem elaborado. Muito bom.
2º lugar: A visita cruel do tempo (Jennifer Egan, Intrínseca)
Um enredo ricamente complicado, misturado, confuso e encantador. Jennifer Egan não tem cronologia ou narrador definido, traz diversos assuntos à baila e une mil tramas em uma linha só. Incrível.
1º lugar: Reparação (Ian McEwan, Companhia das Letras)
Este é um livro que traduz a palavra genial: bem elaborado, bem escrito, bem tramado, bem conduzido, bem construído. Uma obra prima.
Beijocas!

6 comentários:

  1. AMEI! A sua lista. Por isso a gente acabou em mais uma lista (quero muito ler).

    E reparação eu vou ler (eu tenho em inglês e há dois anos empaquei e nunca mais peguei, mas comprei em português e espero ler em janeiro).

    Curti muito de ver Fransktein aí, um clássico sendo relembrado

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reparação é muito bom!!
      Frankenstein também, é um livro muito inteligente.

      Excluir
  2. Não li nenhum dos livros que tu apresentou no post, mas tenho mt vontade de lê-los, só nao tenho ideia de quando isso vá acontecer.

    Este ano eu tive meu livros queridinhos...
    Sou apaixonada pelo meu Belle (amei aquela história cheia de reviravoltas), meu A culpa é das estrelas tbm é um dos meus xodós...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vou ler Belle. E A culpa é das estrelas também é um queridinho *-*

      Excluir
  3. Fico tão orgulhosa de ver essa sua listinha, pq vc é diferente e sai do lugar comum, vc me inspira sabia????!!!!
    Bjos e que em 2013 vc leia livros tão bons qnt esses!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, Aline, você é sempre uma fofa *-*
      Espero que em 2013 NÓS tenhamos leituras maravilhosas, né!

      Excluir

Obrigada!