quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mago: Aprendiz, de Raymond E. Feist

Meta de leitura 2013 em fotos #48:
Dormindo enquanto minha mamãe lê. Um daqueles de fantasia que você lê convicto do que está lendo. Que o autor, além de te convencer, tem total destreza de narração e sabe exatamente o que está fazendo.
Mês passado fiz um post falando sobre a editora Saída de Emergência Brasil e vocês podem conferí-lo aqui. Em suma, o post fala sobre essa nova editora e agora venho falar do primeiro livro lançado por esta editora: Mago Aprendiz do escritor Raymond E. Feist.

A editora Saída de Emergência publicará basicamente livros de fantasia, ficção científica e romances históricos luso-brasileiros. Mago Aprendiz é um clássico épico de fantasia e foi publicado originalmente em 1982, recebendo uma nova publicação revisada pelo autor em 1992 e é essa segunda publicação, que é mais completa e favorita do autor que nós, brasileiros, temos a oportunidade de adquirir. E que boa aquisição!


Bem escrito, bem elaborado e fascinante, Mago (como é conhecido lá fora) foi considerado um dos cem melhores livros de todos os tempos pela BBC e, claro, isso não é sem merecer. O livro é simplesmente arrebatador do começo até o fim. E, sim, usa de clichês, mas tão bem empregados que fica impossível não adorar.

Em Crydee, o dia da Escolha marca a passagem de ano e a transição da infância para a adolescência para os garotos que serão iniciados como aprendizes em ofícios. Pug e Tomas são tão amigos, quase como irmãos. Sendo Tomas o filho do cozinheiro do castelo e que certamente será escolhido como soldado e Pug um órfão de origem desconhecida que também aspira às armas, mas acaba sendo escolhido como aprendiz de um mago. O que é bem frustrante já que esse mago nunca teve um aprendiz e eles não conseguem desenvolver muita coisa. Além disso, Pug está apaixonado pela princesa Carline, mas, bem, ela é uma princesa...

Para complicar toda a situação, um navio vindo de outro universo surge em Crydee e a ameaça de uma invasão de seres desconhecidos e de outro mundo mexe com todos... é hora de Pug mostrar-se um rapaz corajoso e aprender a lidar com sua magia...

Fantástico. Sensacional. Eu já disse que é bem escrito e bem elaborado? Pois é. Poucos autores conseguem como Raymond E. Feist contar uma história cheia de elementos sem torná-la gigante, cansativa, desgastante ou enrolada. Os fatos são narrados com tanta sensatez que o tempo voa, o livro flui e você se vê apreendido por cada página. À primeira lida, a linguagem parece muito juvenil (e eu nem gosto de entrar no mérito do que é ou não literatura juvenil, todos sabem), mas a trama total é bem madura e ouso dizer que há uma dose de romance de formação no meio da fantasia, das aventuras e das ações porque temos o prazer de acompanhar o processo de amadurecimento de Pug, que conseguiu se tornar um favoritinho em meio a tantos protagonistas por aí.

Os personagens são humanos, são bem elaborados, tem características e peculiaridades, uns bons, outros maus, outros ambíguos e outros ainda duvidosos, todos possuem identidade própria e atitudes que condizem com suas descrições, não encontrei nenhuma contradição de personalidade... E mais, eles são humanos, passíveis de erros, de julgamentos errados, atitudes falhas. Gosto de livros onde os personagens não são perfeitos. Um bom exemplo disso é, como citei acima, a relação de Pug e seu mestre Kulgan, um simplesmente não sabe como lidar com o outro e ambos são carismáticos. Pug tem potencial para magia, mas não consegue desenvolvê-la.

Livros que tratam de um universo diferente sempre me ganham fácil! E esse ganha ainda mais estrelinhas por isso. Além de amizade, temos romance, aventuras, mitologia, histórias e mistérios a serem desvendados... um prato cheio para amantes de fantasia, pois também elfos, anões, dragões e magos dividem um cenário totalmente criado pelo autor e que possui cultura e tradições próprias.

Apesar de todos esses livros que tratam de reinos possuírem uma trama política, senti que esse não possui um foco tão grande. Ainda. Suponho que nos próximos, jogos políticos virão influenciar ainda mais essa guerra contra essa invasão, pois já começam a surgir subtramas com desavenças e desafetos.

O primeiro livro, narrado em terceira pessoa e que atravessa vários ambientes e nos apresenta diversos povos e personagens distintos, para num dos pontos principais da história e muita coisa ainda precisa ser resolvida. A série possui, ao todo, quatro livros.

Ficha Técnica dessa edição:
Título no Brasil: Mago: Aprendiz
Título original: Magician: apprentice
Autor: Raymond E. Feist

Tradução: Cristina Correia 
Ano de publicação no Brasil: 2013
Ano de publicação original: 1982 (primeira edição), 1992 (edição revisada que originou essa tradução)
Número de páginas: 432
Editora: Saída de Emergência Brasil
Nota: 

2 comentários:

  1. Millena querida, vc já deve saber que adoro suas resenhas e leio cada palavra com cuidado e atenção. Além disso confio muito na sua opinião. Estou ficando fã de fantasia por sua causa viu!!!
    Hoje em dia são poucas as blogueiras que assim como vc escrevem com paixão, parabéns querida.
    Mega curiosa com essa série!!! Capa linda!!!
    Adorei a foto inicial!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. vo amar se ganhar,,,tenho fe,,,

    ResponderExcluir

Obrigada!