sexta-feira, 20 de março de 2015

O Hobbit, J. R. R. Tolkien

Sim, eu li o Hobbit e, sim, agora estou eu me metendo a resenhá-lo. É uma boa escolha para recomeçar minhas atividades aqui no blog... não?! É um risco, na verdade.

O Hobbit é a história que precede a trilogia O Senhor dos Anéis (que eu não li nem assisti) e conta a história de uma aventura vivida por Bilbo Bolseiro (ou Bilbo Baggins, em inglês) junto ao Mago Gandalf e 13 anões que tentavam recuperar toda sua riqueza há muito roubada por um dragão, Smaug. 

As aventuras são muitas, enfrentam trolls, orcs, lobos e elfos no caminho, tudo isso antes de encarar o próprio Smaug... e eu não sei o que estava exatamente esperando, mas adorei a história, apesar de achá-la lenta em diversos momentos. Não vou me ater aos já costumeiros elogios à Tolkien e sua criação, mas preciso dizer que me surpreendi. Quero dizer, até então, é um universo fantástico (sei que é muito mais explorado nos livros seguintes) e tão envolvente que não é nada difícil de ser absorvido e imaginado.

Tentei ler e assistir ao filme (Uma jornada inesperada) simultaneamente, mas o livro me ganhou por completo e a próxima coisa que farei é assistir o filme. 

Bilbo é uma doçurinha de personagem, com seus medos, sua sensatez, sua coragem, sua fome constante e sua lealdade aos anões, mesmo que muitas vezes no começo da aventura eles o subestimassem e  creio que não haveria escolha melhor para ser o Ladrão da Companhia. E a grande Companhia de Thorin, Escuro de Carvalho... as vezes a agitação dos anões me deixava extremamente irritada, mas muitas outras vezes me sentia satisfeita por ver a bondade deles em relação ao pequeno hobbit, mesmo quando eles não entendiam porque Gandalf havia o escolhido, eles não o deixavam para trás.

Além disso, narrativas em terceira pessoa são sempre melhores (na minha opinião, sem mais) por nos oferecerem um panorama maior dos fatos e a verdade sobre eles, a história é contada livre de opiniões e Tolkien tem um jeito especial de se dirigir ao leitor, adiantando e adiando aspectos da história na medida certa.

O melhor de todos os aspectos e essa característica costumo atribuir, em geral, aos clássicos é que: a história tem começo, meio e fim. O fim acontece. Especialmente, o fim de O Hobbit traz um sabor de fábula, vai além da simples resolução dos fatos.

Um comentário:

  1. Já vi os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis e fiquei curiosa para ler o Hobbit, mas confesso que ainda não o fiz. Pretendo fazer maratona dos filmes baseados nesse livro em breve. Meu irmão é fã e tem tudo desse autor.
    Gostei de saber sua opinião e assim como vc também gosto de narrativas em terceira pessoa na maior parte do tempo.
    Parabéns pela leitura desse clássico mega elogiado.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!